Buscando aumentar a qualidade e segurança em seus processos, o Grupo CSB obteve, em 2011, o certificado de Unidade Acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O certificado atesta a qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado, o caráter educativo, e a melhoria contínua da Instituição, visando promover maior segurança através de rotinas padronizadas e acompanhamento de indicadores que possuem impacto direto no paciente.
Segundo a ONA, define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado, tendo caráter educativo, voltado para a melhoria contínua.
O certificado dividido em três níveis:
Nível 1 – Segurança – cumprimento da totalidade dos requisitos relacionados à segurança em de todas as áreas.
Nível 2 – Gestão Integrada – além das condições de segurança, apresenta processos organizados.
Nível 3 – Excelência em Gestão – além dos Níveis 1 e 2, todos os requisitos relativos à excelência, ao bom desempenho e à gestão e qualidade dos serviços.
A Acreditação surgiu nos EUA em 1910, se instituindo no Brasil em 1999 com a criação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, responsável pelo desenvolvimento da metodologia e implantação através de instituições acreditadoras credenciadas.
Em 2004 foi lançado o Manual de Acreditação de Organizações Prestadores de Serviço de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva.
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.
A partir desse diagnóstico e com o desenvolvimento da equipe a instituição implementa um modelo de gestão focado na segurança do paciente, qualidade da assistência e melhoria contínua de seus processos.
Qualidade no tratamento e segurança
Numa instituição de saúde, inúmeras variáveis influenciam na qualidade do serviço como: equipamentos, água, materiais, medicamentos, informações, profissionais, exames. Qualquer erro nessas perspectivas pode trazer impactos irreversíveis na condição do paciente.
Instituições acreditadas administram essas variáveis de forma integrada a evitar falhas que possam trazer danos ao paciente. Isso implica o desenvolvimento de um trabalho em equipe, no qual os profissionais são estimulados a compartilhar aprendizados e responsabilidades, assumindo a liderança em seus processos.
Além disso, a equipe planeja, acompanha e avalia o tratamento dentro de uma perspectiva integral, possibilitando melhores resultados.
O Grupo CSB atende em suas unidades cerca de 2.000 pacientes em terapia renal substitutiva na Bahia.
Destes, cerca de 82% são pacientes SUS, atestando um compromisso e investimento em serviço público de qualidade pela CSB.
Até janeiro de 2020, apenas 12 Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva possuíam o certificado de acreditação ONA em nível máximo no Brasil, sendo 7 na Bahia.
Dos 7 Serviços de Nefrologia e Acreditadas, 6 são do Grupo CSB – sendo líder em acreditação no país.
Trata-se de um trabalho pioneiro em serviço de nefrologia e diálise.
Implantar uma metodologia testada e aprovada mundialmente em instituições de saúde que visasse à melhoria continua da qualidade da assistência e a segurança do paciente.
Os certificados do nível I e nível II são válidos por dois anos, e o de nível III por três anos. Nesse intervalo, são realizadas visitas de manutenção da certificação pela instituição acreditadora, visando acompanhar e apoiar a Clínica na melhoria continua da qualidade dos serviços prestados.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento e demais fatores presentes em nossa Política de Privacidade.
Ler nossa Política de Privacidade Aceitar