A Clínica

A Clínica Senhor do Bonfim nasceu da necessidade de oferecer tratamento de hemodiálise a pacientes do interior do estado da Bahia, que enfrentavam dificuldades de acesso ao tratamento, disponibilizado apenas na capital do estado, Salvador. Sua primeira unidade foi fundada no ano de 1981, na cidade de Feira de Santana, pelo urologista Dr. Edson Luiz Paschoalin e pela anestesiologista Dra. Sandra Regina Kateb Pereira Paschoalin. Em 1984, o nefrologista Dr. José Andrade Moura Junior foi admitido na sociedade.

Como consequência da sua expansão e variedade de serviços ofertados, desde 2017 a Clínica Senhor do Bonfim passou a se denominar Grupo CSB. Atualmente, o Grupo CSB realiza tratamento de hemodiálise, hemodiafiltração, diálise peritoneal (CAPD e DPA) e transplante renal, além do acompanhamento clínico ambulatorial em pacientes portadores de doenças renais e assistência a pacientes internados.

O Grupo é composto por oito centros de terapia renal substitutiva na Bahia, dotados de alto padrão tecnológico e equipe qualificada, sendo responsável pela assistência de cerca de 2.100 pacientes em diálise, gerando emprego para mais de 500 colaboradores. Seus centros estão situados nas seguintes cidades:

Feira de Santana-BA:
Clínica Senhor do Bonfim – Matriz
Clínica Senhor do Bonfim – Convênios

Salvador-BA:
Clínica Senhor do Bonfim – Monte Serrat
Clínica Senhor do Bonfim – Rio Vermelho

Serrinha-BA:
Clínica de Nefrologia de Serrinha – CNS

Juazeiro-BA:
Clínica de Nefrologia de Juazeiro – Clinefro Juazeiro

Senhor do Bonfim-BA:
Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim – Clinefro Senhor do Bonfim

Euclides da Cunha:
Clínica de Nefrologia de Euclides da Cunha – CNEC

 

Serviços e benefícios

A CSB desenvolveu projetos e parcerias que permitiram a ampliação e consolidação da cidadania, como o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, que já alfabetizou 197 pacientes, e o projeto de Ensino Fundamental, ambos desenvolvidos em parceria com o SESI, com aulas ministradas por pedagogas dentro das próprias instalações da clínica, durante o tratamento dialítico.

Outra importante parceria, firmada com o SENAC, ofertou oficinas profissionalizantes e palestras para pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores.

Foi montada uma biblioteca nas instalações da CSB, fruto de doações, dispondo de exemplares de literatura brasileira e infantil, enciclopédias, revistas e periódicos, disponíveis para consultas e empréstimos para pacientes e colaboradores.

Em Junho de 2019, a CSB iniciou o Projeto Levando Conhecimento: Educação como Prevenção, onde a equipe multiprofissional esclarece aspectos de prevenção da doença renal crônica, abrangendo os 28 municípios da microrregião de Feira de Santana.

 

Programas de Formação

A CSB, no seu curso de aperfeiçoamento contínuo, consolidou um sonho antigo: o de oferecer um programa de formação para novos nefrologistas. A primeira turma de estágio em nefrologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), foi iniciada em Outubro de 2011. Em 2013, houve então o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), com atendimento a todos os pré-requisitos, onde agora a CSB passou a disponibilizar residência médica em nefrologia.

 

Transplante

Em 14/12/1985, o Grupo CSB realizou com êxito o primeiro transplante renal do interior do Norte-Nordeste. Esta cirurgia ocorreu no Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana. Foram 30 transplantes realizados até o ano de 1998.

Em agosto/2016, após 18 anos, o Grupo CSB reativou o programa de transplante renal, realizando em parceria com o Hospital Emec e Hospital Dom Pedro de Alcântara, tendo mais de 120 transplantes realizados na Bahia. Esta performance faz do Grupo CSB referência na Bahia e também nacionalmente.

 

Hemodiafiltração

O Grupo CSB também foi pioneiro em iniciar na Bahia a modalidade de hemodiafiltração (HDF) online em pacientes portadores de doença renal crônica – uma técnica de substituição renal inovadora e que vem demonstrando bons resultados clínicos.

 

Acreditação

Mantendo seu compromisso com a qualidade, o Grupo CSB buscou a certificação através da Organização Nacional de Acreditação (ONA). No ano de 2011, se tornou acreditado (nível 1), onde todos os processos internos foram mapeados e auditados com foco na segurança dos pacientes.

No ano de 2013, como Acreditado Pleno (nível 2), reforçou a maturidade na gestão integrada ao cuidado. Em 2016, o Grupo CSB tornou-se Acreditado com excelência, nível máximo desta certificação. Em 2019, 6 das 12 unidades de diálise acreditadas com excelência no país pertenciam ao Grupo CSB.